Barcelona é uma cidade fantástica e é banhada pelo Mar Mediterrâneo que lhe confere temperaturas agradáveis de água. Não chega a ser morna como as águas das praias do México ou do Nordeste do Brasil. É uma água fresquinha, mas não gelada, como a das praias de Galícia. Quem já frequentou alguma praia galega sabe a que me refiro. Brrrrrrr!
O visual das praias barcelonesas, no entanto, pode deixar a desejar para nós, brasileiros. É que não existem muitos acidentes geográficos em volta. Então, o que se tem é areia, céu e mar. Tudo bem, estes são os componentes principais e característicos de uma praia. Mas é que nós estamos acostumados com umas firulinhas mais. Um morro, uma montanha, uma floresta, umas árvores garbosas, uma saliência do continente mar adentro.
Para suprir essa carência, existe a cidade de Tossa de Mar, na província de Girona, que fica na Catalunha mesmo. Com uma simples viagem de ônibus de 1 horinha de duração, quem está em Barcelona, seja porque mora ali ou porque está de turismo, pode chegar nessa charmosa e pequena cidade e aproveitar a sua bela natureza. E todas as fotos deste post são de lá.
Tossa de Mar é um lugar típico de veraneio. O ponto final do ônibus deixa no centro histórico e, logo adiante, estão as praias, de água azul esverdeada que faz um bem tremendo à visão. E, claro, com pequenos morrinhos em volta, cobertos de vibrante vegetação.
Outro atrativo são as muralhas. Tendo sido uma vila medieval, Tossa exibe e conserva torres que serviam de pontos de proteção, junto às margens. Não sei vocês, mas para mim, é bastante atípico banhar-me numa praia que tem como um dos seus elementos uma torre da Idade Média. Faz parecer que estamos em outra época e isto é fenomenal, como dizem por aqui.
Fiquem com estas imagens tentadoras!