[para comer] PESTO DE MANJERICÃO

Delícia!
Tudo começou quando eu ganhei, da minha prima, umas sementinhas de manjericão. Eu simplesmente adoro manjericão e estava obstinada a plantá-las e fazê-las crescer bonitas e apetitosas. Shhhhh… Elas que não me escutassem.
A primeira tentativa não deu certo. As sementes germinaram mas não cresceram muito. Foi quando, meses depois, vi em uma lojinha um potinho de plástico com vários buraquinhos e uma tampa transparente. Era uma espécie de berçário de pequenas plantinhas. Enche-se cada buraquinho com terra e, em cada um deles, algumas sementes são plantadas. Rega-se e mantém-se coberto com a tampa transparente que é uma espécie de redoma.
Depois de bem crescidinhos, os manjericões babies devem ser transplantados para um vaso maior. Foi o que eu fiz. Eles cresceram fortes, cheirosos e sadios, perto da janela, onde receberam luz e calor. O manjericão tem um ciclo de vida bem curto. Depois que ele dá flor, ele morre. Pelo menos foi o que li. Até agora eu venho só comendo tudo antes disso acontecer. Ou seja, eu que os estou matando. E planto mais para ter novos. E vida que segue. A minha, claro.

Para conseguir mais sementes, pelo menos uma das plantas tem que cumprir o ciclo, dando flores que se secarão e darão sementes. Mas eu ainda não fiz isso. Tenho comido tudo! Minha prima que me salvou e me deu mais sementinhas.
O manjericão pode ser comido cortadinho com muçarela (não me acostumo com esse ç, mas parece que é o correto) de búfala, tomate, azeite de oliva extra-virgem e vinagre balsâmico. Ou em pizzas, picadinho por cima. Se você não quiser usar todo o pé de manjericão, corte raminhos da planta, evitando folhas aleatórias. Quando você corta um ramo que está perto de um pequeno brotinho no caule, esse brotinho se desenvolve e se transforma em outro ramo. Sacou, né?
Mas o que eu gosto mesmo é de pegar a planta toda e fazer pesto. :-)
Então, vamos lá!
Receita de PESTO
Usei:
* 1 maço de manjericão de tamanho como o da foto
* um punhado de nozes
* suco de limão (uma espremidinha)
* 50 g de queijo parmesão ralado
* 100 mL de azeite de oliva extra-virgem
* 1 dente de alho
* sal a gosto
Como fiz:
Triturei as nozes em um processador. Adicionei o manjericão lavado, em pedaços cortados com as mãos, o azeite e o alho. Processei. Depois adicionei o suco de limão. Por fim, adicionei o queijo parmesão ralado e o sal.
Eu sempre gosto de experimentar e ver se devo adicionar mais azeite ou não. O suco de limão é bom para evitar que o pesto se oxide. Assim, aquela cor verde maravilhosa se mantém.
Usei o pesto por cima de um nhoque. Uma delícia!
Vejam também: