The dark side of Madrid

Do lado esquerdo, a Puerta de Alcalá. Do lado direito, o capacete do First Order Stormtrooper.

Capacete de um First Order Stormtrooper e a Puerta de Alcalá.

Uma coisa que estou percebendo que não sou é oportunista. Já fazem umas boas semanas que se deu a estreia do mais novo longa da saga Star Wars. E eu só venho com este post agora. Ok. Ou eu não sou oportunista ou é falta de planejamento mesmo.

E já faz tempo também que a exposição Face The Force chegou ao seu fim, aqui em Madri.

Foto feita de dentro do Parque del Retiro. Um "tapete" de flores e, no ponto de fuga da fotografia, a Puerta de Alcalá e o capacete de First Order Stormtrooper.

Eu acho que vi um capacetinho…

Do dia 31 de outubro ao 30 de novembro de 2015, a capital espanhola teve seu espaço público decorado com gigantes capacetes de personagens da série. O primeiro que vi foi um de First Order Stormtrooper, bem em frente a uma das entradas do Parque del Retiro, pertinho da emblemática Puerta de Alcalá. De início, pensei que era propaganda para o filme. E era! Depois, ao aproximar-me, li os dizeres Expo Face The Force. Então deduzi que havia uma exposição sobre o tema. O que eu demorei um pouquinho para entender foi que a enorme peça que estava diante de mim fazia parte da exposição.

Sim, uma exposição a céu aberto.

Daí foi um tal de ver capacete gigante por toda a cidade, conforme eu passeava. Quero dizer, mais ou menos. Eu, como não sou uma fã da série, não tive a motivação para percorrer as ruas em busca deles. Mas achei divertida a iniciativa de quem o fez. Havia até um mapa com as indicações de onde estava cada capacete.

Logo no primeiro dia, a peça em frente ao Parque del Retiro foi pichada. Não sei qual foi o motivo. Indignação diante de uma ação de marketing caríssima? Falta de identificação com o tema? Revolta por ter que conviver com esses cabeções que não vão mudar nada na sua vida? Pura e simples vontade de destruir objetos alheios? Desejo de chamar atenção?

Não sei.

Do lado direito, o capacete do Stormtrooper e, ao fundo, o Museo Reina Sofía.

Um Stormtrooper em frente ao Museo Reina Sofía.

Eu mesma preferiria que o mundo fosse mais coberto de curiosidades sobre ciências, por exemplo, à enxurrada de material publicitário de moda e beleza. Podia ter mais de um e menos do outro, na minha opinião. E mais de outras coisas também. Inclusive, mais de vazio, que é bom para descansar a vista. Mas nunca picharia nada. No entanto, acho que o vandalismo sempre é uma pista de algo. Às vezes, só uma pista de que o sujeito é um sem educação mesmo com falta do que fazer. Pode ser também.

O tempo passou, a exposição acabou e eu me arrependi de não ter tirado fotos de cada um deles. Mas, pelo menos, a do Darth Vader eu consegui. Afinal, como sou “leiga em Star Wars“, esse figurão é o único que eu conhecia e fazia questão de fotografar. E aí está!

O capacete de Darth Vader, de costas. Ao fundo, edifícios.

Tcham, tcham, tcham, tchaaaaám!

O capacete do Darth Vader de frente. Ao fundo, edifícios.

Capacete de Darth Vader na Glorieta de Bilbao.

Mais sobre:

. “Star Wars se apodera de Madrid con la exposición ‘Face the Force'”

. “Dónde están los 8 cascos gigantes de Star Wars en Madrid”

Gostou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *