[para comer] ALFAJOR DE AVEIA

Um alfajor coberto com chocolate branco e partido ao meio, sendo visível o seu recheio. Atrás está um bela caneca com estampa de papoulas.

Não sei o que é mais bonito. Se o alfajor ou a caneca. :-) Visite a lojinha!

Essa delícia muito popular na Argentina ganhou uma versão de aveia. E por quê? Simplesmente porque eu quis. Como muitos devem saber, a aveia tem glúten, assim como o trigo. (A aveia naturalmente não tem glúten. Mas muito provavelmente qualquer aveia que se compre terá glúten devido a ser trabalhada nas mesmas máquinas que o trigo, por exemplo.) Então este alfajor tem glúten sim. Mas já que consumimos farinha de trigo a torto e a direito todos os dias, acho que vale dar uma variada, mesmo que não se seja alérgico a essa proteína. E, olha, ficou mais gostoso do que os alfajores tradicionais. Pelo menos para o meu gosto.

Além de usar aveia, usei também açúcar demerara. E, para dar um toque especial, o doce de leite foi misturado com coco ralado. Hehehe! Mentira. O caso foi que eu resolvi fazer o doce de leite a partir do leite e do açúcar, mas a consistência não ficou legal. Aí eu misturei coco ralado para dar uma liga, sabe?

Bom, vou contar, então, como foi que eu fiz esses alfajores deliciosos.

Usei:

* 1 1/2 xícara de farelo de aveia

* 2 colheres de sopa de manteiga sem sal

* 1/2 xícara de açúcar demerara

* doce de leite (aconselho comprá-lo pronto)

* coco ralado (opcional)

* barra de chocolate meio-amargo ou branco

* um pouco de pistache picado (opcional)

Alfajores cobertos de chocolate ao leite e chocolate branco. Um deles, coberto com chocolate ao leite, está partido e se pode ver o recheio. Todos têm farelo de pistache salpicado por cima, dando um toque de cor verde.

Bonitos e deliciosos.

Como fiz:

Bom, a primeira coisa que fiz foi o desastroso doce de leite, que ficou pouco consistente, ao qual, por isso, resolvi adicionar coco ralado para dar uma engrossada. Portanto, vamos abreviar essa parte e comprar o doce de leite pronto, ok? Se for do agrado, acrescentar coco ralado a gosto.

Para fazer a massa, deixei a manteiga fora da geladeira até que ficasse numa consistência “pomada”. Misturei a manteiga, o farelo de aveia e o açúcar demerara até que ficasse uniforme. Quando notei que a massa estava meio molhada, acrescentei um pouco mais de farelo de aveia. Fiz bolinhas de 3 cm de diâmetro e, depois, as achatei um pouco. Pré-aqueci o forno a 185°C e, numa travessa untada com manteiga, coloquei as bolinhas achatadas a uma distância, cada uma, de 3 cm umas das outras.

Deixei assar por 20 min. Depois desliguei o forno, mas deixei as massinhas ali dentro. É importante saber que, logo depois da fornada, as massinhas assadas ainda estarão meio moles. Mas, depois de frias, elas poderão ser retiradas da travessa sem se desmancharem.

Depois de frias, foi chegada a hora da montagem! Passei o doce de leite nas massinhas, fazendo uma espécie de sanduíche. Para a cobertura, derreti o chocolate em banho-maria. Sei que existe uma série de preceitos na hora de se derreter chocolate, mas eu simplesmente o derreti.

Fui pegando cada “sanduíche” de massinha assada com doce de leite e mergulhando-os no chocolate derretido e retirando-os com um garfo, por baixo. Fiz um por um. E fui colocando-os em uma grade com um prato por baixo, para que o chocolate escorresse. Salpiquei o pistache picado por cima de alguns. E guardei todos os alfajores na geladeira, para que o chocolate endurecesse.

E foi isso! O restante é comer e saborear. :-)

Um alfajor coberto de chocolate ao leite e salpicado com pistache picado, em um prato branco. Ao lado está um caderno da nossa lojinha, cuja capa está ilustrada com uma foto de tulipas rosa e brancas. Mais acima, se vê parte de uma caneca da nossa lojinha, estampada com uma imagem de hortênsias azuis.

Alegrias da vida.

Veja também:

[para comer] PANQUECAS

[para comer] BROWNIE DE GRÃO-DE-BICO

[para comer] GUACAMOLE

Visite! >>> olbdt_lojinha

 

2 ideias sobre “[para comer] ALFAJOR DE AVEIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *