[para comer] BOBÓ DE CAMARÃO

Bobó de camarão dentro de um tomate assado e aberto. Um camarão na borda e uma folha de salsinha no bobó.

Bobozinho-tapa.

Certo dia, fizemos aqui em casa um concurso de tapas. Peraí! Coloquei em itálico não foi à toa. São três palavrinhas que estão escritas em espanhol, embora não pareça. Concurso significa… concurso. De é de, mesmo, uma preposição. Agora… Tapas? Tapas significa petiscos. Ou algo parecido. É que é difícil traduzir. Tapas são comidas em pequenas porções e que são servidas para acompanhar bebidas.

Devido à minha origem brasileira, sugeri fazer um bobó de camarão, já que tinha tempo que eu queria preparar um. Por causa dessa característica das tapas, de ser uma espécie de tira-gosto, resolvi servir o bobó em tomates sem parte da polpa e assados. Li algumas receitas e, por fim, fiz desta maneira.

O que usei:

* 1 kg de camarões frescos

* 1 cebola picada

* 2 dentes de alho picados

* 1 pimentão amarelo picado

* 400 g de tomates

* 200 mL de leite de coco

* 300 mL de caldo de camarão

* 500 g de mandioca

* 2 pimentas dedo de moça

* 1/2 maço de coentro

* para as “tigelinhas” de tomate, usei 14 tomates, mas o número depende da quantidade de pessoas a quem se quer servir. A receita de bobó rende bastante e, óbvio, sobrou bobó na panela. Mas não por muito tempo. ;-)

Vários bobós de camarão em tomates juntos.

Um exército de bobozinhos.

Como fiz:

Descasquei as mandiocas, cortei em pedaços menores e coloquei para cozinhar até que estivessem bem macias. Enquanto isso, piquei tudo que tinha que picar: a cebola, o alho, o pimentão, o coentro e os tomates, tirando a casca. Além dos 400 g de tomate para o bobó, eu tinha 14 tomates separados, que usei para servir o bobó dentro. Tirei o topo deles e a polpa. Essa polpa eu juntei com aqueles 400 g de tomate picado.

Descasquei os camarões, reservando as cabeças, para fazer o caldo, que preparei cozinhando-as com meio litro de água e uma pitada de sal e depois triturando e peneirando tudo. Refoguei os camarões com um pouco de azeite e temperei com sal. Reservei. Fiz, em uma panela grande, um refogado com a cebola, o alho e o pimentão amarelo. Adicionei os tomates picados e sem casca e mexi até que se desfizessem. Adicionei o leite de coco e o caldo de camarão. Com as mandiocas já bem cozidas, fiz um tipo de purê, amassando-as com um garfo. Adicionei esse purê, aos poucos, à mistura de refogado e leite de coco que havia na panela grande. Provei e adicionei sal a gosto. Deixei cozinhar até engrossar. Adicionei os camarões, a pimenta e o coentro. Ah, antes de adicionar os camarões, separei 14 deles para decorar os 14 tomates-tigelinha.

Para as “tigelinhas” de tomate, coloquei os tomates, previamente esvaziados da sua polpa, em uma assadeira e passei um pouquinho de azeite no interior de cada um deles. Deixei no forno, a 180 graus, de 20 a 30 min.

Depois foi só preencher cada tomate com o bobó e decorá-los com camarões e coentro. Mmmmm!!

Servi com arroz branco.

Veja também:

[para comer] PANQUECAS

[para comer] BROWNIE DE GRÃO-DE-BICO

[para comer] GUACAMOLE

[para comer] ALFAJOR DE AVEIA

Gostou?

2 ideias sobre “[para comer] BOBÓ DE CAMARÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *